quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Continuação da minha viagem no curso: Temas 2 e 3 ...

Oi Pessoal!

Vamos continuar a descrição, abaixo, sobre minha participação nas diversas atividades solicitadas nas 4 temáticas do cursos. Esta descrição terá uma sequência cronológica, ou seja, ela mostrará minha participação em cada módulo do curso. Vamos continuar.

Tema 2 INVESTIGAÇÃO - Questão mobilizadora: Quais são as tecnologias digitais utilizadas para uma aprendizagem ativa?

 A primeira atividade que desenvolvi no Tema 2 foi criar o meu painel de links usando a ferramenta digital Symbaloo. Veja abaixo:

Figura 1 -Interface do meu painel criado pela primeira vez no Symbaloo


A atividade seguinte foi colaborar com sugestões de sites para o "Banco Colaborativo de Recursos e Atividades Digitais" criado pelo organizadores do curso num documento no GoogleDocs. Na oportunidade aproveitei para ajudar na organização sistemática dos tópicos numerando cada item. Depois criei o tópico "Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem".


Figura 2 -Minha contribuição no Banco Colaborativo de Recursos e Atividades Digitais

Depois fomos convidado pela Profa. Dênia a participar do fórum virtual para juntos "Vamos construir um mapa para responder Quais são as ferramentas digitais que podem ser usadas em práticas colaborativas?

Segue abaixo a figura que registra a minha postagem de participação, na qual convidei os professores Moran e Dênia e os demais colega a conhecer a sala virtual que criei no Moodle para mostrar o potencial didático-pedagógico desta ferramenta digital.


Figura 3 -Minha contribuição no fórum sobre ferramentas digitais na práticas colaborativas.



 Figura 4 - Interface da sala virtual que criei no AVEA Moodle para os colegas conhecerem e participarem.


Em seguida fomos convidados a criar uma apresentação na ferramenta Padlet.


Figura 5 -Minha contribuição na ferramenta Padlet

Depois fomos convidados a publicar na página do Grupo criada no Facebook uma sugestão de ferramenta digital que descobrimos na nossa pesquisa  sobre este assunto.Na minha postagem falei sobre a ferramenta VLibras que auxilia o usuário a ler páginas da internet na linguagem dos surdos. Com esta atividade encerramos o Tema 2.


Figura 6 -Minha contribuição na página do face do Grupos #3_2016_Curso_TDMA

Tema 3 - ELABORAÇÃO -Questão mobilizadora: Como desenhar projetos de aprendizagem e de vida com uso de tecnologias digitais?

No tema 3 a atividade inicial proposta foi a participação do fórum virtual sobre "Como desenhar projetos de aprendizagem e de vida com uso de tecnologias digitais?". Abaixo segue o registro de minha participação.


Figura 7 -Minha contribuição no fórum sobre desenhar projeto de aprendizagem.

A profa. Dênia criou na plataforma GoogleDrive, via ferramenta de criação de slides na "3.2016 Galeria de projetos inovadores", no qual postei minha sugestão de projeto inovador (Projeto Recordar é Viver).

Figura 8 -Minha sugestão de projeto digital inovado: Projeto Recordar é Viver. 

continua no capítulo final....

Nenhum comentário:

Postar um comentário